Dez medidas de Biossegurança no Trabalho

Dez medidas de Biossegurança no Trabalho

Diante da nova estratégia de isolamento social do Ministério da Saúde, que flexibiliza regras para regiões que não atingiram 50% da capacidade de saúde, é esperado o retorno gradual às atividades laborais com segurança.

Confira 10 medidas de Biossegurança no Trabalho

Quando a quarentena acabar, o organismo e a mente deverão se readaptar à mudança de rotina. Desta vez, o grande desafio dos trabalhadores é equilibrar vida pessoal e profissional, tendo em vista os vínculos emocionais criados no período de isolamento social.

Para Victor Reis, presidente do grupo Med Mais, este é um momento crucial para as empresas investirem no bem-estar dos colaboradores.

“A pandemia de coronavírus não foi extinta, mas as atividades estão aos poucos voltando ao normal. Nesse momento, é imprescindível que gestores e equipes sejam orientados para um retorno tranquilo”, lembra Victor.

A recomendação agora é capacitar os funcionários, ao mesmo tempo em que se reforça medidas preventivas ao coronavírus.

“Os RHs precisam, mais do que nunca, promover capacitações sobre biossegurança pessoal, que atendam desde o pessoal do administrativo até os vigilantes. Aqui entram dicas de higienização correta das mãos, utilização do álcool em gel e de máscaras, e a segurança das instalações que recebem clientes, por exemplo”, alerta o presidente do grupo Med Mais.

A Med Mais oferece treinamentos dos protocolos da ANVISA e OMS para colaboradores, além de suportes médico e psicossocial (neuropsicologia). As consultas, contudo, são realizadas via teleatendimento médico.

Orientações para funcionários – Segundo Victor, a maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas leves e se recupera rapidamente, podendo ser mais grave para outros.

“Os funcionários precisam saber disso e orientar seus clientes para usar água e sabão ou higienizador à base de álcool para lavar as mãos; manter distância mínima de um metro e meio na fila; evitar tocar olhos, nariz e boca; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com a parte interna do cotovelo, por exemplo”, reforça.

O que fazer se o funcionário apresentar sintomas – Em caso de coronavírus confirmado na equipe, o empregador deverá acionar as autoridades de saúde e seguir o protocolo exigido nessas circunstâncias. A lei 13.979/2020, sancionada em fevereiro, prevê políticas de exames obrigatórios, isolamento e quarentena para conter o vírus.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a quarentena é de 14 dias podendo se estender por mais 14, caso haja resultado laboratorial comprovando o risco de transmissão.

“Está definido que o período é considerado como falta justificada e deverá ser pago pelo empregador”, acrescenta Victor.

Medidas que as empresas devem adotar para retomar as atividades sem propagar a doença

  1. Cancelamento de viagens nacionais e internacionais, mas as consideradas essenciais passarão por aprovação superior;
  2. Dar condições para que os colaboradores exerçam o trabalho remoto;
  3. Recomendações de segurança cibernética para evitar ataques em locais externos à corporação;
  4. Maçanetas, botões e máquinas de café devem estar limpos, e o uso de álcool em gel é indispensável;
  5. Criação de comitês de crise que dialoguem com todos os setores da empresa;
  6. Reforço na limpeza de áreas comuns, cancelamento de biometria e triagem de visitantes;
  7. Substituição de reuniões físicas por videoconferências;
  8. Encontros devem ter poucas pessoas, com distância de dois metros aproximadamente;
  9. Restrição de elevadores a equipes de limpeza;
  10. Flexibilização nas escalas, de modo que funcionários não usem transporte público em horário de pico.

Sobre a Med Mais

Med Mais é uma empresa que atua no mercado de prestação de serviços há mais de 11 anos e conta com 11 filiais dimensionadas em estados importantes do Brasil. O grupo conta com duas frentes de trabalho, sendo uma voltada para medicina e segurança do trabalho; e a outra, para serviços médicos de urgência e emergência. No que diz respeito à área de atuação, a empresa presta serviços em aeroportos, ferrovias, rodovias, portos, refinarias, mineradoras, turismo náutico, entretenimento, educação, entidades privadas, economia mista e órgãos públicos.

Quer saber mais sobre Biossegurança?

Nossa equipe está disponível no e-mail: comercial.adm@medmais.com

Esse conteúdo também saiu na mídia: Confira! 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *