Alimentação Saudável nas Escolas. A sua escola possui?

A alimentação influencia diretamente no desempenho da criança na escola. De acordo com uma nova pesquisa científica da Universidade de Adelaide, na Austrália, crianças que possuem dieta saudável têm maior propensão a desenvolver um quociente de inteligência (QI) mais elevado.

É possível encontrar em diversas escolas itens que fogem da alimentação adequada e contribuem para o aumento de peso, desnutrição, hipertensão e diabetes. Refrigerantes, salgados fritos, sucos industrializados, biscoitos recheados, são itens que fazem parte do dia a dia da alimentação escolar e consequentemente causam carência nutricional.

O que a escola pode fazer?

A escola também é responsável pelo desenvolvimento de hábitos alimentares entre crianças e adolescente. Esses hábitos devem ser ensinados primeiramente pelos pais, e depois, inseridos no dia a dia das crianças nas escolas. Afinal, quanto mais cedo o aluno iniciar a educação alimentar, melhor será o seu desempenho escolar e a relação de consumo com a comida. Abaixo, algumas dicas de como as escolas e os pais podem se adaptar a essa nova realidade:

  • A escola pode trabalhar alimentação no currículo escolar;
  • Conhecer os alunos e levantar quantos possuem restrições alimentares;
  • Fornecer um cardápio mensal ou semanal dos alimentos disponíveis na cantina;
  • Contratar uma consultoria nutricional para criação do cardápio e de instruções sobre como preparar de forma a garantir o cumprimento das normas de vigilância sanitária e os nutrientes necessários para garantir um crescimento saudável.

O que os pais podem fazer?

Alguns pais acreditam que seus filhos irão se alimentar bem apenas se levar o lanche de casa. Mas sua responsabilidade é garantir que a escola também esteja alinhada com os hábitos saudáveis necessários para o desenvolvimento da criança e que garanta a existência de uma nutrição equilibrada e balanceada como opção caso o seu filho necessite comer na cantina da escola:

  • Visitar a cantina e conhecer o cardápio e quem prepara os alimentos;
  • Saiba quais são os alimentos saudáveis que a escola oferece;
  • Envolver os filhos no preparo do lanche e explicando o porquê das escolhas de determinados alimentos;
  • Planejar com o seu filho o cardápio da semana;
  • Ser um exemplo para o seu filho(a) no dia a dia das refeições.

Como fazer na correria do dia a dia?

Existem inúmeras dicas e receitas fáceis que você pode fazer diariamente ou preparar no final de semana e congelar para a semana. Para facilitar o seu dia, o Grupo Med Mais em conjunto com nutricionistas, criou a Cartilha de Alimentação Saudável, com dicas de como armazenar o lanche do seu filho, qual melhor tipo de embalagem e receitas fáceis de preparar. Clique aqui e faça o download de forma gratuita.

Link Cartilha: https://materiais.medmais.com/cartilha-alimentacao-saudavel 

Saiba também que a Med Mais possui profissionais qualificados para ajudá-lo(a) em estratégias e consultorias nutricionais no ambiente escolar.

Achou o conteúdo interessante? Deixe seu comentário abaixo:

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *