Como criar a Cultura de prevenção na sua empresa

Conheça algumas ações para inserir a Cultura de Prevenção na sua empresa:

Você provavelmente já ouviu falar do termo "Cultura de Prevenção", mas o que mais te chamou atenção com certeza foi como inserir essa cultura na sua empresa.

Atualmente, no Brasil, existem 37 Normas Regulamentadoras (NR´s), aprovadas pela Lei nº 3.214, de 08 de junho de 1978, as quais obrigam empregadores de empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a implantarem medidas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Mas, mesmo com toda a legislação, de acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, a cada 48 segundos ocorre um acidente de trabalho e se faz uma vítima fatal a cada três horas. Informações retiradas no site da FUNDACENTRO.

De janeiro de 2018 a 29 de março de 2019, foram registrados em torno de 802 mil acidentes de trabalho e 2.995 mortes.

Você dirá: "mas a minha empresa não se enquadra no quesito acidentes de trabalho e sim doenças ocupacionais."

Ufa! Isso apenas é para lhe situar no quanto ainda estamos atrasados quando o assunto é Prevenção de Segurança e Saúde no Trabalho.

O brasileiro passa a maior parte do tempo em que está acordado dentro do ambiente de trabalho. Estamos em uma geração em que os trabalhadores não atuam apenas buscando remuneração salarial, mas também reconhecimento como indivíduo e principalmente como seres humanos.

Precisamos enxergar que não estamos lidando com máquinas, e sim com pessoas, que possuem desgastes físicos e emocionais. E cada profissão envolve uma escala de riscos à saúde. Ficar horas em frente ao computador com uma postura inadequada, por exemplo, já causa riscos ergonômicos.

Mas, como realizar a implementação da cultura de prevenção dentro da sua empresa?

1) Colocar em pautas discussão de ações que poderão melhorar a qualidade de vida do colaborador no ambiente de trabalho, entre elas:

  • Ginástica Laboral
  • Laudo Ergonômico
  • Controle de Luminosidade do ambiente para o conforto ambiental
  • Homologação de atestados
  • Profissionais internos da área da saúde
  • Controle Ambiental
  • Palestras
  • SIPAT
  • Acompanhamento psicológico e motivacional

2) Criar um calendário de campanhas ao longo do ano.

3) Mostrar aos colaboradores à preocupação da empresa na saúde e qualidade de vida dos colaboradores.

4) E, (mas é claro que eu vou vender meu peixe!) contratar uma empresa especializada em Segurança e Medicina do Trabalho e que já possui vários cases de sucesso. Iremos te ensinar passo a passo como implementar a cultura de prevenção dentro das empresas e mostrar com indicadores o nosso diferencial.

Vamos trabalhar juntos?

Entre em contato:

E se gostou do conteúdo, deixe seu comentário abaixo:

Fonte: http://www.fundacentro.gov.br/noticias/detalhe-da-noticia/2019/4/autoridades-frisam-a-importancia-da-cultura-de-prevencao-de-acidentes-nos-ambientes-de

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *