Para seu colaborador

PAE - Plano de Ação de Emergência

O que é PAE?

O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que define as responsabilidades, diretrizes e informações, visando a adoção de procedimentos técnicos e administrativos, estruturados de forma a propiciar respostas rápidas e eficientes em situações emergenciais.

Para que serve o PAE?

Levantamento de cenários acidentais possíveis, definição de responsabilidades sobre as emergências, organização do fluxo de atividades em caso de emergência, solicitação pelo Ministério do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros, Atendimento às normas: ABNT NBR 15219:2005, 15219:2005, 15219:2005 e 13434-2:2004

Quem precisa ter PAE?

ABNT NBR 15219:2005 é aplicável a toda e qualquer planta, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.

Quem elabora o PAE?

O plano de emergência contra incêndio deve ser elaborado por escrito por profissional habilitado.

Conheça outros PROGRAMAS DE SEGURANÇA

Qual a validade do PAE?

Não existe um tempo pré-estabelecido acerca da validade do PAE, pórem recomenda-se realizar pelo menos uma revisão ao ano ou sempre que ocorrer qualquer alteração no ambiente de trabalho ou na execução de determinada atividade.

Qual a penalidade para as empresas que não possuem PAE?

No caso de ausência do documento, em fiscalizações feitas pelo Ministério do Trabalho, a empresa poderá sofrer multas bastante pesadas.

Curiosidades

O PAE deve conter as definições de responsabilidades e ações para atender uma emergência. Ele analisa os riscos inerentes a cada ponto sensível levantado e deverá prever todas as ações a serem desenvolvidas para neutralizar ou minimizar as consequências de acidentes, proteger a vida humana, a fauna e a flora, descontaminar e recuperar o meio ambiente e proteger a propriedade particular. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.

 

A terceirização de serviço de saúde ocupacional é uma estratégia comum na gestão de pessoas, mas a capacidade que a MED MAIS tem de alocar profissionais de qualidade na estrutura da empresa é um grande diferencial.”

A terceirização de serviço de saúde ocupacional é uma estratégia comum na gestão de pessoas, mas a capacidade que a MED MAIS tem de alocar profissionais de qualidade na estrutura da empresa é um grande diferencial.”

Case de Sucesso Sebrae

Nossos Cases de Sucesso

Colégio Mackenzie

A rede de Colégios Mackenzie, referência em ensino privado, alcançou a redução de 76% no índice de absenteísmo. Isso representa uma economia de R$ 600 mil ao ano.

SEBRAE Nacional

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, também é Med Mais e atingiu a redução de sinistralidade no convênio com a terceirização do SESMT.

Evida

A operadora de planos de saúde EVIDA, principal caixa de assistência do serviço público no Brasil, utiliza a gestão Med Mais do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com indicadores e estratégias.

Qual serviço você precisa?