Para seu colaborador

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O que é PCMSO?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é um programa de gestão da saúde ocupacional e populacional das instituições corporativas. Regulamentado pela NR7, o PCMSO tem um papel fundamental para as instituições que de fato querem garantir a saúde integral de seus colaboradores.

Qual o objetivo do PCMSO?

As ações mais conhecidas no PCMSO são as emissões de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), como o admissional, demissional, mudança de função e retorno ao trabalho. É importante entender que o ASO funciona apenas como uma ferramenta do conjunto de gestão do PCMSO. Ou seja, implementar apenas o ASO não cumpre o propósito de gestão pleno do PCMSO e não garante ao empresário as devidas vantagens.

Quais vantagens do PCMSO para empresas?

Uma das principais vantagens é a realização de seleção fisiológica de seus colaboradores por perfil de cargo e riscos. Quando bem aplicado, o PCMSO é capaz de identificar, por intermédio do exame admissional, se o colaborador a ser contratado possui aptidão fisiológica para exercer sua função ou se este possui doenças do trabalho adquiridas em outros empregos. Esta última identificação pode proteger o empregador de inúmeros processos trabalhistas, pelo simples fato deste colaborador vir a alegar que adquiriu a doença no exercício da função em sua empresa. Quando o PCMSO é aplicado como uma ferramenta de gestão eficaz, por profissionais especialistas, a empresa tende a economizar muito com o controle rígido de absenteísmo. O absenteísmo é a técnica que se utiliza dentro do PCMSO a fim de controlar por vários eixos definidos os indicadores de afastamento e perdas significativas de Homem Hora Trabalhada (HHT). O Médico do Trabalho pode gerenciar o PCMSO de forma inteligente e eficaz garantindo afastamentos justos e que de fato sejam necessários, implementando uma política de homologação de atestados.

Conheça outros PROGRAMAS DE SEGURANÇA

Para que serve?

A Norma Regulamentadora 7 (NR 7) estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

É um programa que, em conjunto com os demais, somará forças em prol da saúde dos trabalhadores. Tem caráter de prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico dos agravos à saúde dos trabalhadores, além da constatação dos casos de doenças profissionais, danos irreversíveis causados por riscos do trabalho ou quaisquer situações ligadas ao ambiente de trabalho. O PCMSO serve também para que a empresa acompanhe através de exames, se as ações de segurança têm sido eficientes ou não.

A terceirização de serviço de saúde ocupacional é uma estratégia comum na gestão de pessoas, mas a capacidade que a MED MAIS tem de alocar profissionais de qualidade na estrutura da empresa é um grande diferencial.”

A terceirização de serviço de saúde ocupacional é uma estratégia comum na gestão de pessoas, mas a capacidade que a MED MAIS tem de alocar profissionais de qualidade na estrutura da empresa é um grande diferencial.”

Case de Sucesso Sebrae

Nossos Cases de Sucesso

Colégio Mackenzie

A rede de Colégios Mackenzie, referência em ensino privado, alcançou a redução de 76% no índice de absenteísmo. Isso representa uma economia de R$ 600 mil ao ano.

SEBRAE Nacional

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, também é Med Mais e atingiu a redução de sinistralidade no convênio com a terceirização do SESMT.

Evida

A operadora de planos de saúde EVIDA, principal caixa de assistência do serviço público no Brasil, utiliza a gestão Med Mais do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com indicadores e estratégias.

Qual serviço você precisa?