Laudo de Máquinas e Equipamentos - NR 12

O que é? Para que serve?

O laudo técnico NR12 é de suma importância na elaboração de projetos de segurança para máquinas industriais e comerciais que apresentam um grau de risco elevado para o trabalhador que opera no mesmo.

 

Quem precisa ter?

Todas as empresas que possuam máquinas e equipamentos e que estão enquadradas na referida lei. Como exemplo podemos citar: martelos de queda; martelos pneumáticos; marteletes; dobradeiras; guilhotinas; tesouras e cisalhadoras; recalcadoras; máquinas de corte e vinco; máquinas de compactação; dispositivos hidráulicos e pneumáticos; rolos laminadores, laminadoras e calandras; misturadores; cilindros misturadores; máquinas de moldagem; desbobinadeiras e endireitadeiras; outros equipamentos não relacionados anteriormente.

 

Quem elabora?

O responsável pelo laudo é a pessoa que tem a habilitação para a função ou seja, Engenheiro de Segurança do Trabalho que é o profissional “legalmente habilitado” na área de segurança do trabalho e devidamente credenciado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia.

 

Qual a validade?

É recomendável renovação anual ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização do Laudo.

 

Qual a penalidade para as empresas que não possuem?

A exemplo do PPRA conforme subitem 9.2.1.1. da NR-09, deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global da e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. Evidentemente, se houverem modificações no posto, no trabalho ou no usuário, o laudo deve ser refeito.

Curiosidades

O Laudo será realizado para cada máquina e equipamento e constará a avaliação em relação aos itens de proteção. O objetivo é levantar os riscos mecânicos envolvidos e relacionar as recomendações exigíveis para cada um dos maquinários, bem como seu arranjo físico e locais de instalação. O Laudo é realizado de acordo com a redação da NR-12, dada pela Portaria nº 12/83 do MTB.

Qual serviço você precisa?