Laudo de Vibração

O que é? Para que serve?

O Laudo Técnico de Vibrações é uma avaliação quantitativa de exposição às vibrações, sejam elas localizadas ou de corpo inteiro, em pontos determinados pela contratante, conforme anexo nº 8, da NR-15, do MTE.

 

Quem precisa ter?

Todas as empresas públicas e privadas que utilizem equipamentos manuais ou motorizados e necessitem de Avaliação de Vibração.

 

Quem elabora?

O responsável pelo laudo é a pessoa que tem a habilitação para a função ou seja, Engenheiro de Segurança do Trabalho que é o profissional “legalmente habilitado” na área de segurança do trabalho e devidamente credenciado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia.

 

Qual a validade?

É recomendável renovação anual ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização do Laudo.

 

Qual a penalidade para as empresas que não possuem?

A exemplo do PPRA conforme subitem 9.2.1.1. da NR-09, deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global da e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. Evidentemente, se houverem modificações no posto, no trabalho ou no usuário, o laudo deve ser refeito.

Curiosidades

Assim como ocorre com a maioria dos riscos a vibração pode e deve ser medida e os resultados precisam constar no documento apropriado bem como as medidas neutralizadoras e corretivas necessárias. A medição e a tomada de providências necessárias são o caminho para a harmonia entre trabalho e saúde.

Qual serviço você precisa?