PAE

Plano de Ação de Emergência

O Que é PAE?

Documento que define as responsabilidades, diretrizes e informações, visando a adoção de procedimentos técnicos e administrativos, estruturados de forma a propiciar respostas rápidas e eficientes em situações emergenciais.

 

Pra que Serve o PAE?

Levantamento de cenários acidentais possíveis, definição de responsabilidades sobre as emergências, organização do fluxo de atividades em caso de emergência, solicitação pelo: o Ministério do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros, Atendimento às normas: ABNT NBR 15219:2005, 15219:2005, 15219:2005 e 13434-2:2004

 

Quem Precisa Ter PAE?

ABNT NBR 15219:2005 é aplicável a toda e qualquer planta, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.

 

Quem Elabora o PAE?

O plano de emergência contra incêndio deve ser elaborado por escrito por profissional habilitado.

 

Qual a Validade do PAE?

Não existe um tempo pré-estabelecido acerca da validade do PAE, pórem recomenda-se realizar pelo menos uma revisão ao ano ou sempre que ocorrer qualquer alteração no ambiente de trabalho ou na execução de determinada atividade.

 

Qual a Penalidade para as empresas que não possuem PAE?

No caso de ausência do documento, em fiscalizações feitas pelo Ministério do Trabalho, a empresa poderá sofrer multas bastante pesadas.

Curiosidades

O plano deve conter as definições de responsabilidades e ações para atender uma emergência. Ele analisa os riscos inerentes a cada ponto sensível levantado e deverá prever todas as ações a serem desenvolvidas para neutralizar ou minimizar as consequências de acidentes, proteger a vida humana, a fauna e a flora, descontaminar e recuperar o meio ambiente e proteger a propriedade particular. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.

Qual serviço você precisa?