PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O que é PCMSO?

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um programa de gestão da saúde ocupacional e populacional das instituições corporativas. Para a maior parte das empresas do país o PCMSO é mais uma burocracia cobrada pelo poder estatal. Regulamentado pela NR7 o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional tem um papel fundamental para as instituições que de fato querem garantir a saúde integral de seus colaboradores.

 

Qual o objetivo do PCMSO?

O objetivo do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é garantir que os colaboradores tenham sua saúde psicofisiolóca atendidas por um programa de ações agendadas por intermédio de um cronograma anual de monitoramento biológico, como também por ações preventivas tanto para empresa quanto o colaborador. As ações mais conhecidas no PCMSO são as emissões dos ASO – Atestado de Saúde Ocupacional como admissional, demissional, mudança de função, retorno ao trabalho. O ASO trata-se apenas de uma ferramenta do conjunto de gestão do PCMSO. Ou seja, implementando apenas o ASO o PCMSO não cumpre seu propósito de gestão, não garantindo ao empresário às devidas vantagens.

 

Quais vantagens do PCMSO para empresas?

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional tem inúmeras vantagens para empresas. Uma das principais vantagens é a realização de seleção fisiológica de seus colaboradores por perfil de cargo e riscos. Isso mesmo, quando bem aplicado, o PCMSO é capaz de por intermédio do exame admissional identificar se o colaborador a ser contratado possui aptidão fisiológica para exercer sua função, ou se este possui doenças do trabalho adquiridas em outros empregos. Esta última identificação pode proteger o empregador de inúmeros processos trabalhistas, pelo simples fato deste colaborador vir alegar que adquiriu a doença no exercício da função em sua empresa. Quando o PCMSO é aplicado como uma ferramenta de gestão eficaz, por profissionais especialistas, a empresa tende a economizar muito com o controle rígido de absenteísmo. O absenteísmo é a técnica que se utiliza dentro do PCMSO afim de controlar por vários eixos definidos os indicadores de afastamento e perdas significativas de HHT – Homem Hora Trabalhada. O Médico do Trabalho pode gerenciar o PCMSO de forma inteligente e eficaz garantindo afastamentos justos e que de fato sejam necessários, implementando uma política de homologação de atestados.

 

Como elaborar e fazer o PCMSO?

Existem inúmeros conteúdos na internet de como fazer um PCMSO. Como também inúmeros vídeos de como se deve construir uma parede ou concretar uma laje, ou até de como construir uma casa. Tenho certeza que você não economizaria ao ponto de construir sua própria casa e colocar seus filhos nela sendo você um leigo e empírico pesquisador. Minha recomendação é para que você contrate profissionais habilitados para fazer a coisa certa. Na MedMais nós lhe damos a opção de elaborar conosco seu PCMSO. Assim você economiza muito fazendo isso de forma correta, legal e dentro do seu orçamento.

Curiosidades

O PCMSO deve conter o PPRA( programa de proteção de riscos ambientais). O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

Admissional / Periódico / Retorno ao Trabalho / Mudança de Função / Demissional

Para que serve?

A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

É um programa que em conjunto com os demais somará forças em prol da saúde dos trabalhadores. Tem caráter de prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico dos agravos a saúde dos trabalhadores, além da constatação dos casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis causados por riscos do trabalho ou quaisquer situações ligadas ao ambiente de trabalho. O PCMSO também serve para que a empresa acompanhe através de exames, se ações de segurança tem sido eficiente ou não.

Faça uma cotação