PPRA

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O Que é PPRA?

O PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é um documento exigido pela legislação trabalhista brasileira. Regulamentado pela NR9 este programa para muitas empresas e instituições não passa de mais um documento exigido pela burocracia. Porém quando elaborado corretamente, poderá ser aplicado como uma ferramenta de gestão de riscos ocupacionais, evitando prejuízos significativos a saúde psicofisiológica do colaborador como também a saúde financeira da empresa. Isto porque um dos maiores custos trabalhistas pesa sobre o quesito acidentes e doenças do trabalho. Por isso o PPRA pode se tornar a salva guarda do empresário, principalmente quando este não pode contar com um especialista em prevenção de riscos de acidentes do trabalho em seu quadro. A prevenção de riscos ambientais não se trata de meio ambiente ecologicamente correta mas sim da prevenção de riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Através de uma classificação metodológica o profissional de segurança do trabalho identifica os riscos no ambiente separando-os em químicos, físicos, biológicos e de acidentes. Assim estes podem ser reduzidos ou até neutralizados por intermédio do cronograma anual de ações pré determinadas.

 

Qual o objetivo do PPRA?

O objetivo do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é identificar todos os riscos de acidentes e doenças do trabalho existentes no meio ambiente de trabalho. Estes riscos podem ser antecipados em ações de planejamento de negócios, layout e projeto arquitetônico. O PPRA é uma ferramenta de gestão capaz de prever acidentes trágicos ou doenças irreparáveis que podem ser previstas e neutralizadas quando identificadas corretamente. O fim do PPRA não é compor a documentação fiscal da empresa, e sim reduzir custos significativos, já que os acidentes e doenças de trabalho podem trazer prejuízos exorbitantes as empresas.

 

Como elaborar e fazer o PPRA?

Existem inúmeros conteúdos na internet de como fazer um PPRA. Como também inúmeros vídeos de como se deve construir uma parede ou concretar uma laje, ou até de como construir uma casa. Tenho certeza que você não economizaria ao ponto de construir sua própria casa e colocar seus filhos nela sendo você um leigo e empírico pesquisador. Minha recomendação é para que você contrate profissionais habilitados para fazer a coisa certa. Na MedMais nós lhe damos a opção de elaborar conosco seu PPRA. Assim você economiza muito fazendo isso de forma correta, legal e dentro do seu orçamento.

Curiosidades

O PPRA é um programa de ação contínua, e evidentemente se o mesmo não estiver sendo implantado e avaliado continuamente será como se não existisse, e poderá surtir o efeito contrário ao esperado. Ao invés de servir como prova que sua empresa está se empenhando nas questões de medicina e segurança do trabalho, servirá como prova contra a sua empresa!

Qual serviço você precisa?