SESMT

O que é SESMT

O SESMT significa Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Ele é regulamentado pela norma regulamentadora n°04 (NR-4), da Portaria n°3.214, de 8 de junho de 1978.

De acordo com essa norma, as empresas privadas ou públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes legislativo e judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem, obrigatoriamente, possuir o SESMT.

O grau de risco pode ser obtido seguindo o que dispõe a lei trabalhista, e está exposto no Quadro I de Classificação Nacional de Atividades Econômicas da Norma Regulamentadora. Ou estipulado com o cruzamento de dados entre grau de risco do Quadro I, relacionado ao número de funcionários.

Qual é a função do SESMT?

Com base no que exige a Norma Regulamentadora, o principal objetivo do SESMT é trazer qualidade de vida para o ambiente de trabalho, promover a saúde e proteger a integridade física dos colaboradores através de mapeamento de saúde e uso de indicadores. O SESMT  visa ainda evitar acidentes de trabalho. Para atingir esses objetivos a gestão de SESMT utiliza diversas estratégias. Isso pode ser feito por meio de alertas e instruções sobre doenças ocupacionais e riscos inerentes à atividade de trabalho.

Quais os indicadores o SESMT precisa monitorar:

  1. Quase acidentes;
  2. Acidentes de trabalho;
  3. Integração dos colaboradores na gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – SSO;
  4. Registro, implantação e monitoramento e aplicabilidade das normas regulamentadoras;
  5. Equipamento de Proteção Individual – EPI;
  6. PPRA e PCMSO;
  7. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA;
  8. Indicadores de turnover;
  9. Absenteísmo;
  10. Insalubridade e Periculosidade;
  11. Sinistralidade do plano de saúde;
  12. Doenças ocupacionais.

É possível terceirizar o SESMT ?

Administrar segurança e medicina do trabalho se torna muito mais fácil, e menos dispendioso, quando é feito de maneira terceirizada. O Grupo Med Mais é especialista em Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e vamos te explicar por que terceirizar o SESMT pode ajudar a sua empresa.

A terceirização de SESMT, além de reduzir os gastos, centraliza todas as demandas do segmento em uma empresa especialista, como o Grupo Med Mais. Essa centralização desafoga o RH da empresa, e transfere a responsabilidade para alguém com experiência na área.

Nossos cases de sucesso

Colégio Mackenzie

A rede de Colégios Mackenzie, referência em ensino privado, alcançou a redução de 76% no índice de absenteísmo. Isso representa uma economia de R$ 600 mil ao ano.

SEBRAE Nacional

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, também é Med Mais e atingiu a redução de sinistralidade no convênio com a terceirização do SESMT.

Evida

A operadora de planos de saúde EVIDA, principal caixa de assistência do serviço público no Brasil, utiliza a gestão Med Mais do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com indicadores e estratégias.

Qual serviço você precisa?