Indicadores de saúde ocupacional, a sua empresa possui?

Nesse vídeo apresentado pelo nosso Gerente da Área Técnica Grupo Med Mais, Luciano Sergino, lança uma pergunta que nos faz refletir: quais são os indicadores de saúde ocupacional que você vai apresentar para a sua empresa?

Você já conseguiu reduzir a sinistralidade do seu plano de saúde? E os índices de insalubridade e periculosidade? Como está a taxa de afastamento dos seus colaboradores? E o projeto de qualidade de vida para 2020?

No ambiente corporativo, os indicadores de saúde ocupacional são importantes para promover a qualidade de vida das pessoas, e também, quando bem utilizado permite reduzir custos.

 

Sinistralidade do seu plano de saúde

Ter um plano de saúde corporativo é um benefício do colaborador, mas toda vez que ele utiliza o plano de saúde, vai gerar um sinistro. As empresas precisam estipular metas para reduzir a quantidade de acionamento do plano de saúde, isso porque quando acontece de modo desenfreado, como internações em UTI, terapias ou realização de exames, isso vai ter um impacto financeiro paras empresas, sobretudo, na renovação do contrato com a operadora de saúde.

 

Insalubridade e Periculosidade

Algumas atividades laborais têm índice de insalubridade e periculosidade, pois são carreiras que podem oferecer algum risco para os colaboradores, e é essencial que as empresas façam um trabalho minucioso para rastrear as operações, as funções e os cargos. Para Luciano Sergino, algumas empresas não investem muito nesse estudo, pois não analisam a periculosidade com a função e não a atividade.

 

Taxa de afastamento dos seus colaboradores

Você já ouvir falar que um dos principais problemas dentro de uma empresa é o turnover e o afastamento dos colaboradores? Eles são considerados vilões corporativos, pois a médio e longo prazo causam um problema de imagem e também impactos financeiros ao bolso dos empresários. Mas você sabia que é possível reduzir os índices de turnover (rotatividade) e de absenteísmo (ausência no trabalho) em sua empresa?

 

 

Projeto de qualidade de vida para 2020

Uma das iniciativas que estão sendo desenvolvidas dentro das empresas, chama-se qualidade de vida no trabalho.  E por isso, como está o seu projeto para o próximo ano?

Segundo Luciano Sergino, um projeto que envolva promover no ambiente corporativo a qualidade de vida visa atacar esses índices ligados a saúde do colaborador partindo do princípio básico que as necessidades básicas dele já estão sendo atendidas e aí a gente tem que partir para uma outra esfera que é esse gerenciamento que vem por parte desse plano então ele tem ramificações de acordo com a atividade e a realidade econômica de cada empresa.

“Antes de iniciar um projeto de qualidade de vida, precisamos relacionar a satisfação do colaborador dentro da empresa, porque as instituições já investem em benefícios como: vale alimentação, vale creche, assistência à saúde, mas ainda assim os índices de saúde ocupacional estão muito alto. Então, precisamos fazer um estudo completo, que começa em cada indivíduo e depois partimos para o macro”.

 

Quer saber mais sobre Medicina do Trabalho? Aproveite para ler os nossos conteúdos: www.medmais.com .

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *