Porque priorizar o SESMT na sua empresa?

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - (SESMT)  fazem parte do mercado de trabalho e isso não é nenhuma novidade. Porém, a maneira como as empresas encaram, e priorizam, esse tipo serviço precisa ser bem endereçado. Priorizar o SESMT na sua empresa pode fazer toda a diferença.

A postura do empregador quanto a saúde e a segurança do funcionário pode mudar drasticamente o desempenho da empresa no mercado, e influenciar também nos gastos e nos lucros.

 Aqui você descobre como usar o SESMT a seu favor 

O principal objetivo do SESMT é trazer qualidade de vida para o ambiente de trabalho, mapear a saúde dos colaboradores e usar indicadores muitas vezes esquecidos pelas empresas. Esses indicadores podem parecer apenas normas para proteger os funcionários, mas na realidade,  priorizar o SESMT ajuda na gestão empresarial também. 

Redução de gastos

Ao priorizar o SESMT o empregador pode reduzir gastos. Uma forma de fazer isso é mapeando a saúde dos colaboradores resultando na diminuição de afastamentos e sinistralidade. Já que com funcionários mais saudáveis, haverá menos faltas e menos despesas de reposição de pessoal, ou perda de mão de obra.

Prevenção de acidentes

Adotar um SESMT eficiente pode também ajudar a evitar os acidentes de trabalho. Dentro dessa categoria há ainda os “quase acidentes” que podem prejudicar o andamento do trabalho, mesmo sem gerar um acidente efetivo. 

Exemplo:  Na empresa há um desnível no chão, em que vários colaboradores escorregam, mas não gera um acidente. Diante desse problema, qual é a tratativa da sua organização? Como endereçar esse problema antes que ele realmente se torne um acidente? O SESMT é quem verifica e toma providências preventivas.

 Acidentes de trabalho

Se, mesmo tomando todas as medidas, um funcionário ainda sofre um acidente de trabalho, são os profissionais de SESMT, ou RH, que fazem o registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). É um procedimento padronizado que precisa ser executado por alguém apto.

Evitando que tanto o funcionário quanto o empregador acabem lesados injustamente. É essencial que a empresa tenha um plano de ação mitigante para acidentes.

Educação e treinamentos 

Da mesma forma que treinar seus colaboradores sobre ações de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), só entregar equipamento de proteção (EPI’s) não basta. É preciso educar o funcionário quanto a SSO, já que o papel dele é fundamental nessa questão e pode fazer toda a diferença em caso de acidentes de trabalho. Ou seja, um SESMT bem implementado garante registro, implantação, monitoramento e aplicabilidade das normas regulamentadoras. 

Essas foram apenas algumas vantagens de implementar Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho na sua empresa.

Agora, se você quiser saber ainda mais sobre os indicadores Medicina e Segurança do Trabalho é só acessar o nosso post Afinal, quais são os indicadores de Medicina e Segurança do Trabalho? aqui no Blog Med Mais. Ou assista aqui um exemplo de implementação de SESMT de sucesso no nosso canal no Youtube.

E se você é uma empresa que precisa implementar o SESMT, e gostaria de saber mais sobre os serviços do Grupo Med Mais, entre em contato conosco em www.medmais.com.


Comente

Comentado em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *