Biossegurança: Como reabrir a sua empresa em 5 passos

O mundo empresarial também foi surpreendido pela pandemia da Covid-19 e consequentemente as empresas iniciam só agora a retomada das atividades. Por mais que a Biossegurança já tenham se tornado comum na vida das pessoas, ela precisa se tornar rotina também no ambiente corporativo. 

Considerando essas preocupações o Grupo Med Mais desenvolveu um Plano de Biossegurança para empresas e preparou um guia com 5 dicas práticas para os gestores aplicarem, confira abaixo:

1 - Comunicação é poder

Em primeiro lugar, lembre-se que você é o líder dos seus colaboradores. Eles precisam de uma fonte segura e confiável de informações sobre como devem se portar dentro do ambiente de trabalho a partir de agora. Portanto, mantenha-os informados.

Para isso utilize o ambiente digital o máximo que puder. Não assuma que eles saibam como o “novo normal” funciona. Garanta aos colaboradores que você está por dentro das medidas de Biossegurança e que elas serão aplicadas na empresa. 

2- Divulgue 

Assim como o seu colaborador, o seu cliente também está preocupado. Divulgue para eles e deixe claro como sua empresa vai trabalhar neste período. Informe sobre horário de funcionamento, como será feito o atendimento ao público, se você está adotando alguma forma alternativa de entrega.

Exemplo: Utilize as redes sociais e o site para mostrar a implementação das normas de Biossegurança. Cliente precisa ter certeza que estará seguro ao consumir seu produto ou serviço.

3- Biossegurança

Estude sobre Biossegurança. Leia o máximo que puder antes de reabrir a empresa. Biossegurança vai muito além de máscaras e usar álcool em gel.

Em outras palavras, existem diversas normas que precisam ser seguidas para garantir a segurança dos seus colaboradores e clientes. Por exemplo, contratar um plano de biossegurança especializado, como o do Grupo Med Mais.

4- Seja digital

O mundo é digital, ou seja, saia do tradicional. Adote o home-office quando possível. Você vai descobrir que sai mais barato pra você e para o seu colaborador quando adota mais ferramentas digitais.

Além disso, essa pode ser também uma maneira nova de atender seu cliente que está em isolamento social, ou que ainda se sente inseguro.

5 - Empatia

Para concluir, por mais que estejamos nos adaptando ao novo normal é preciso empatia para entender cada caso. Por exemplo, se seus colaboradores, ou clientes, residem com alguém do grupo de risco, ou fazem parte do grupo de risco tente implementar uma estratégia personalizada. 

Você pode ler mais sobre biossegurança baixando o nosso E-book gratuitamente em Biossegurança nas Escolas ou lendo o nosso artigo Dez medidas de Biossegurança no Trabalho

Quer saber mais sobre Saúde e Segurança do Trabalho? Acompanhe as notícias em nosso site:  www.medmais.com .


Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *