Implementação e monitoramento de SST (Saúde e Segurança do Trabalhador)

Grupo MED+ garante a implementação e monitoramento de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST)

Considerando os diversos riscos ocupacionais que o ambiente de trabalho pode oferecer à saúde e à vida dos trabalhadores, o Grupo Med+ oferece os serviços de Segurança e Saúde do Trabalho – SST. Essas práticas são as responsáveis por garantir a prevenção de acidentes e o gerenciamento dos riscos ocupacionais nas empresas, sempre pensando na qualidade de vida e na segurança dos colaboradores.

Sabendo que para implantar um programa como esse dentro da sua empresa pode ser dispendioso, ou complicado, o Grupo Med+ terceiriza o serviço de Segurança do Trabalho., como uma estratégia para facilitar esse processo. Ao fazer isso, garantimos a integridade dos colaboradores respeitando um conjunto de valores que são os alicerces das Normas Regulamentadoras (NR’s).

Tendo em vista as NR’s, podemos desenvolver todas as ações necessárias para estabelecer um sistema sustentável e eficaz de gerenciamento de Segurança do Trabalho. Com a promoção de treinamentos, técnicas de comunicação, estratégias de avaliação e fiscalização e implementando a avaliação com base nos indicadores. Ou seja, tudo que a empresa precisa para garantir a saúde corporativa e segurança do seu colaborador.

Você sabe o que é SST?

Esse conceito também pode ser encontrado no mercado como SSO, ou Segurança e Saúde Ocupacional, mas independente da nomenclatura utilizada, ambos se referem ao conjunto de Normas Regulamentadoras (NR’s) e Procedimentos ou Instruções de Trabalho (IT’s), legalmente impostas aos empregadores para mitigar riscos de acidentes de trabalho para colaboradores expostos a ambientes com riscos à saúde e a integridade.

A SST segue 36 NR’s que determinam como as atividades devem ser executadas dentro da empresa. São elas que regulamentam desde os equipamentos usados até os sistemas de monitoramento interno sobre a saúde do trabalhador.

O principal objetivo aqui é minimizar ou, se possível, anular os riscos de acidentes ou desenvolvimento de doenças ocupacionais decorrentes do ambiente de trabalho. Além disso, ao garantir uma Segurança do Trabalho. eficiente, o empregador pode diminuir gastos, melhorar os resultados de trabalho do seu colaborador e, claro, respeitar a legislação trabalhista.

Como a Med+ faz isso?

Para atender os requisitos exigidos pelas Normas Regulamentadoras, os gestores de SESMT. precisam implementá-las usando um Programa de Gerenciamento de Riscos. Esse programa deve realizar diversas ações dentro da empresa para garantir que a SST de fato funcione.

Entre essas ações podemos criar: a política de SESMT para a sua empresa, desenvolver o Projeto de Gerenciamento de Riscos, garantir a implantação dos treinamentos de Segurança do Trabalho. e demais procedimentos ou práticas, e avaliar o programa com frequência, garantindo a sua eficácia.

Vantagens de ter a nossa SST

Quando uma estratégia de SST e bem gerenciada, ainda podem ser alcançadas várias vantagens para o empregador, e para seus funcionários:

  • Resultados positivos relacionados à produtividade;
  • Melhora na qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Redução de gastos com a saúde corporativa; e
  • Diminuição no desperdício nos processos produtivos.

Tudo isso sem esquecer que uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores passa uma imagem positiva e responsável para o mercado. Agregando valor ao seu serviço ou produto.

Desburocratizamos o processo

Tudo que falamos até aqui parece simples. Porém, há uma série de documentos necessários para que a Medicina Ocupacional possa ser gerenciada pelas empresas. Como se trata de uma obrigação legal, esses documentos precisam estar em dia com a legislação, ou o empregador poder ser penalizado. A Med+ também vai ajudar a Segurança do Trabalho na sua empresa a não deixar que isso aconteça.

A depender do segmento da empresa, os documentos que precisam estar sempre atualizados são:

  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
  • Atestado de Saúde Ocupacional – ASO
  • Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP
  • Análise Ergonômica do Trabalho – AET
  • Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR

Veja mais informações sobre Medicina Ocupacional no nosso Blog

Mitos e Verdade sobre o fim da SST

Covid-19: SESMT pode garantir saúde e segurança do trabalhador

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *